w Histórias de Moradores do bairro Vila Madalena - SP

Histórias de Moradores da Vila Madalena

Esta página em parceria com o Museu da Pessoa é dedicada a compartilhar histórias e depoimentos dos Moradores do bairro da Vila Madalena.

História da Moradora: Ednéa Martins
Local: São Paulo
Data: 19/12/2012

Vídeo: “Viva a sociedade alternativa”


Sinopse:

As brincadeiras com os cinco irmãos e sempre em contato com a natureza. As idas à padaria da família e o início dos estudos de Química. A mudança para São Paulo na década de 1960 e o término da faculdade. A atuação como docente, profissão que exerceu até se aposentar. A participação ativa na criação do Sindicato dos Professores (Apeoesp). A sociedade com a irmã para a abertura de uma loja de produtos naturais, no bairro da Vila Madalena. As características de um negócio nesse segmento e das transformações ocorridas nos bairros de Pinheiros e Vila Madalena.

História

“Minha ligação com química vem desde pequena. Eu gostava de ler bula de remédio, esse mundo das fórmulas me encantava. Eu sei que depois estudei Química e, quando estava no segundo, terceiro ano da faculdade, fui dar aulas. Aí também eu me sentia feliz, porque eu ensinava a teoria através da prática. Eu sempre dei aula com um olhar voltado para a natureza e, de algum modo, isso foi me aproximando do mundo da Nutrição e dos fármacos.

Então, com essa coisa de ter uma vida natural, uma alimentação adequada, o interesse pela Fitoterapia e pela Homeopatia foi se acentuando cada vez mais. Enfim, lecionei por muitos anos e me aposentei. Mas eu achava que tinha que continuar trabalhando em alguma coisa, eu comecei a pensar em montar um comércio − meus pais também tinham sido comerciantes, esse lado existia também forte. E aí minha irmã também estava saindo de trabalhar em multinacional, já muito frustrada, trabalhar em RH, nós nos unimos e começamos a pensar em algo relacionado a produtos naturais. Quando a gente começou a fazer a pesquisa em Pinheiros, vimos que só tinha lojas pequenas e que elas não conseguiam se estruturar e durar muitos anos, porque quem é naturalista mesmo quer ir em um lugar e achar tudo. Então acabava que as lojas pequenas não davam certo. Foi quando nós fomos buscar, então, o pessoal da Alternativa, em Moema, que já tinha um grande nome.

E foi com esse pessoal que a gente fez uma sociedade no início. Aí, quando veio o Plano Real, eles faliram e nós compramos a marca: Alternativa Casa do Natural. A loja existe há 17 anos, na Rua Fradique Coutinho. Uma região perfeita, né? Nós fomos felizes, porque a Vila Madalena era um burburinho, os barzinhos, pessoal da USP se encontrava ali. Era o grande bochicho já naquela época, mas não com essa visão de bares; muito mais estudantes, psicólogos. Você tinha já vários consultórios, você tinha artistas na região. Todos que buscavam uma vida mais natural. Então, ter um comércio voltado para produtos naturais dentro da Vila Madalena se mostrou ser uma ótima ideia.”

  Sobre o EncontraVilaMadalena
Fale com EncontraVilaMadalena
Anuncie no EncontraVilaMadalena
Cadastre sua Empresa no EncontraVilaMadalena (grátis)



Termos EncontraVilaMadalena | Privacidade EncontraVilaMadalena


Bandeira da cidade de São Paulo